Seguindo o objetivo de cuidar dos pacientes em sua totalidade, o que inclui a preservação do equipamento, foram realizados serviços de aspectos visuais e ecológicos na área externa do hospital, que incluem: pintura, manutenção e atividades de jardinagem, tornado o ambiente mais harmônico e agradável.

Ampliação do Anexo

O anexo é uma área do hospital destinada apenas para realização de exames, que funciona como uma maneira de descentralizar o fluxo de pacientes para um único local, contribuindo assim, para fluidez e agilidade dos procedimentos. Com base nesta prerrogativa, o local recebeu mais cadeiras para o setor de recepção, como também a implementação de novos consultórios com recepções personalizadas.

Novas cadeiras e recepções.
Novas cadeiras e recepções.

Sempre pensando no bem-estar dos pacientes durante o processo de atendimento e recuperação, foram realizados serviços de manutenção na sala de medicação e ambulatório, bem como reformas de cadeiras laboratoriais e nos leitos da área de pediatria.

Instalação de mobiliário nos leitos do Hospital

Solicitação antiga que agora se torna real. Os pacientes que antes chegavam ao HMSF não tinham onde guardar seus pertences com segurança e, muitas vezes, dividia a cama com bolsas e demais utensílios pessoais. Nas ilustrações, imagens das enfermarias 1 e 2, que exemplificam a ação de melhoria.

Mobiliário para leitos e enfermarias.
Mobiliário para leitos e enfermarias.

Padronização e Organização

Normatização do uso de crachás e fardamentos nos setores de recepção, regulação, pesquisa de satisfação e maqueiros, em prol de um espaço hospitalar mais seguro, disciplinado e eficiente.

Implementação de dosímetros a sala de Raio X do hospital – Os dosímetros são dispositivos essenciais para a segurança de profissionais e pacientes expostos a radiação ionizante, ruídos, vibrações e produtos químicos específicos. Segundo a lei NR 32 do Ministério do Trabalho a presença de dosímetros em certos ambientes de trabalho, principalmente hospitalares, é obrigatória e deve ser substituída a cada mês.

Motivacional

Visando promover a valorização e satisfação dos colaboradores, foram implementadas ações interativas, como: comemoração do aniversariante do mês e reuniões objetivas que, por conseguinte, são iniciativas primordiais para a qualidade do trabalho cotidiano individual e comunitário.

Visita de Vinculação

As gestantes também ganharam um olhar especial. Uma vez ao mês o hospital realiza a Visita de Vinculação – estratégia proposta pelo Ministério da Saúde, que consiste em um encontro cheio de informação e interatividade, cujo objetivo é a criação do vínculo gestante x maternidade.

Visita de vinculação.
Visita de vinculação.

Nova Sala de Estabilização

Dispondo de ampla estrutura, a SE é uma grande conquista para o município de Simões Filho – Sua chegada, representa a ampliação no número de atendimentos, e isso implica concomitantemente em mais vidas que poderão ser preservadas. O ambiente conta com 4 leitos para pacientes graves, que serão monitorados e tratados conforme suas necessidades particulares, possibilitando assim, uma evolução mais rápida e promissora do quadro.

Ademais, a nova Sala de Estabilização do HMSF conta ainda com equipamentos de primeira qualidade e tecnologia avançada, como: monitor multparamétrico, ventilador pulmonar, cardioversor e EGC, além de um acolhimento mais eficaz e humanizado.

Quantidade de internamentos na Sala de Estabilização

  • Outubro – 09 à 31, foram 21 internamentos;
  • Novembro – 01 à 30, foram 34 internamentos;
  • Dezembro – 01 à 05, foram 03 internamentos.

Quantidade de óbitos após inauguração da Sala de Estabilização – Dia 09/10/2018.

Comparativo dos últimos três meses:

  • Julho – 26 óbitos;
  • Agosto – 33 óbitos;
  • Setembro – 24 óbitos;
  • Outubro – 19 óbitos;
  • Novembro – 20 óbitos.
Quantidade de óbitos após inauguração da Sala de Estabilização diminuiu com a reforma.
Quantidade de óbitos após inauguração da Sala de Estabilização diminuiu com a reforma.