Fundado em 1996, o Hospital Municipal de Simões Filho (HMSF) funciona 24 horas, possuindo em suas instalações: emergência pediátrica; emergência adulto, ortopedia e cirurgia; centro cirúrgico e obstétrico; e duas enfermarias, sendo uma de clínica médica geral e outra da maternidade e cerca de 82 leitos de internação, bem como uma equipe composta por, aproximadamente, 400 colaboradores, dispostos a zelar pelo bem mais precioso: a vida.

O Hospital ainda dispõe de um anexo, responsável pela oferta de mais de 20 especialidades. São elas: Neuropediatra, Neurologia, Nutricionista, Oftalmologia, Ortopedia (adulto e criança), Otorrinolaringologia, Pediatria, Pequenas Cirurgias, Pneumologia, Proctologia, Psicologia, Angiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia, Fonoaudiologia, Gastroenterologia e Infectologia.

O HMSF foi administrado pela prefeitura até 2014. Atualmente, a casa é gerida pela Associação de Proteção à Maternidade e a Infância de Castro Alves (APMI) e tem como diretor Maykon Barreto. Desde então, o compromisso da empresa em garantir um atendimento mais humanizado e de excelência na unidade hospitalar foi reafirmado, e melhorias são empregadas em processo contínuo, priorizando a qualidade no atendimento e cuidado com todos os usuários.

Missão

Atender e cuidar dos nossos pacientes com humanização e qualidade, buscando sempre a satisfação de suas necessidades em um processo de melhoria contínua, assegurando a saúde como direito de todos.

Visão

Garantir o reconhecimento de hospital referência do município e da região metropolitana, sendo motivo de orgulho para usuários e funcionários.

Valores

Humanização e transparência nas ações
Melhoria contínua da qualidade
Satisfação externa (usuários) e interna (colaboradores)
Fomentação da valorização do ser humano e sua qualidade de vida